terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Antecedentes do Tenentismo

    Mesmo com todas as mudanças e modernidades dos anos 1920, grande parte da população brasileira sofria com falta de serviços básicos: rede de água e esgotos, coleta de lixo. Tudo isso propiciava a propagação de diversas doenças. Havia também poucas escolas públicas e gratuitas, o que explicava o fato de  maiuoria da populãção ser composta por analfabetos.
   Em contraponto a todos esses problemas, estavam as oportunidades de emprego e de estudo conquistadas pelas mulheres, que, mesmo assim, ainda dependiam de seus maridos.

   Para passar por cima de tais obstáculos à modernização do país, a vitória de um candidato que não estivesse ligado às oligarquias dominates seria ideal. mas, como isso seria possível diante de tantas fraudes nas eleições e do voto de cabresto? Surgiu, então, o bloco "Reação Republicana", lançando Nilo Peçanha para presidente, a fim de encerrar a república do café-com-leite.
   Devido a forte influência dos coronéis na área rural, os comícios form feitos nos centros urbanos, onde a população era mais informada. A campanha agradou aos jovens oficiais do exército, que compartilhavam os mesmos objetivos e se viam com a responsabilidade de mudar a situação do Brasil, já que duvidavam da capacidade da população(de maioria analfabeta) de derrubar o governo e dirigir o país.
    No final, venceu Artur Bernardes (MG), candidato das oligarquias, em março de 1922. Os tenentes se revoltaram, exigindo a recontagem dos votos. o Clube militar foi então fechado pelo governo e seu líder, marechal Hermes da Fonseca, preso. Foi a gota d'água, começou o Movimento Tenentista.

0 comentários: